Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Lugares escondidos de Portugal

Quinta-feira, 17.04.14

Com este tempo maravilhoso (que parece que temos que aproveitar até amanhã) fiquei inspirada e a querer viajar! Nem que seja através da tela do computador!

 

Um dia destes encontrei na net um site que falava nos 10 lugares abandonados mais maravilhosos de Portugal! Podem ver aqui esses lugares:http://3vilas.com/os-10-lugares-abandonados-mais-maravilhosos-de-portugal/

Eu também conheço alguns lugares abandonados, escondidos pelo nosso país. Hoje falo da Estação Ferroviária de Barca d´Alva. É uma antiga infra-estrutura da Linha do Douro, que servia como estação fronteiriça entre Portugal e Espanha e situa-se no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Foi inaugurada em Dezembro de 1887 e encerrada em 1988. Em 1984, o estado espanhol decidiu encerrar, entre outras ligações ferroviárias, o troço entre La Fuente de San Esteban e La Fregeneda, deixando sem quaisquer serviços, igualmente, o troço internacional entre esta última localidade e Barca d’Alva. Em 1988, o troço entre o Pocinho e Barca d’Alva foi encerrado. 

Até Eça de Queiroz, faz alusão à estação, no seu livro: A Cidade e as Serras:

"Era uma Estação muito socegada, muito varrida, com rosinhas brancas trepando pelas paredes-e outras rosas em moitas, n'um jardim, onde um tanquesinho abafado de limos dormia sob duas mimosas em flôr que rescendiam. Um moço pallido, de paletot côr de mel, vergando a bengalinha contra o chão, contemplava pensativamente o comboio."

 

Então e como é que conheço a estação ferroviária da Barca? Simples...tenho um tio que é de lá e desde pequena me lembro de ir passar lá férias. Claro, que quando iamos para lá, era inevitável não ir até a estação ou mesmo até Espanha, já que era só atravessar a ponte de ferro (que agora não sei se a atrevessava tão bem, mas quando somos crianças tudo é possivel!). Passávamos tardes inteiras na estação. Nas tardes super quentes de Agosto que até custava respirar, mas iamos na mesma. Eramos uns exploradores natos...

 

Sempre tive pena desta estação, era muito bom vê-la reabilitada e com um futuro risonho pela frente. E de repente bateu a saudade!! 

Também conheces sitios maravilhosos mas que estão ao total abandono?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Lia Pedrosa às 19:03





mais sobre mim

foto do autor



pesquisar

Pesquisar no Blog  


calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Direitos de Autor

Os textos e parte das fotos que aqui são publicadas são da minha autoria, tendo por isso os direitos reservados. Não autorizo a sua publicação sem que haja um pedido prévio e consentimento da minha parte. As fotos retiradas da Internet foram consideradas do domínio público e, sempre que possível identificado o seu autor.

Google Analytics


Visitas





comentários recentes

  • Lia Pedrosa

    Espero também o adorar e ficar viciada com ele!&nb...

  • Joana Marques

    Uso desde os meus 18 anos, tenho 35! Não consigo p...

  • Lia Pedrosa

    Olá! Foi no Parque de Estacionamento, mesmo pertin...

  • Dylan

    Foi fácil estacionar no Creiro? Na estrada ou naqu...

  • Just_Smile

    Estou ansiosa por ver este filme :)

  • Lia Pedrosa

    Acredito, e o livro está fantástico. Era um sonho ...

  • Just_Smile

    Ai adoro isto dá imenso jeito para as minhas sessõ...

  • Just_Smile

    Isso é porque não conheces a A3, há uma saída que ...

  • Sofia Margarida

    É verdade :)

  • Lia Pedrosa

    E garanto que ao vivo as imagens ainda são mais ma...